Meu pequeno é destro ou canhoto?

bb-destro-ou-canhoto

Por Carolina Leal

Não temos ideia de que mãozinha o pequeno irá usar para fazer suas atividades durante a vida. A única informação que existe é que na maioria dos casos, a mão a ser utilizada no futuro será dita pela genética.

Durante o seu desenvolvimento, o bebê começará a dar pistas de que será destro ou canhoto. Aos poucos, através de gestos e comportamento ele irá dar possíveis sinais do lado que será utilizado.

Até um ano de idade, o bebê utiliza ambos os lados para qualquer atividade realizada. Se a mamãe perceber que ele só utiliza um lado, deve levar o pequeno a uma consulta com o pediatra, pois pode estar ocorrendo algum problema no desenvolvimento motor.

A certeza de saber qual mão usará para escrever, praticar esportes, ter mais potência e força em determinado lado, será por volta dos três e quatro anos de idade. Neste período será notável o seu lado predominante, pois a criança escolhe uma mão para alcançar objetos, se locomover, pegar algo e se sustentar. Na escola será muito notável, pois vai começar a escrever e definir o seu melhor lado.

A maioria da população mundial é destra. Os canhotos fazem parte de somente 10% do número. Geralmente quando os pais são destros, a chance de o bebê ser canhoto é de 10%. Quando um dos pais é canhoto, as chances aumentam para 20%.Se os pais são canhotos, as chances são de 50%.

Os ambidestros nascem com a característica de ter os dois lados, tanto esquerdo, quanto direito, com as habilidades futuras desenvolvidas. Estes podem se adaptar mais facilmente a determinados ambientes e situações.

A criança canhota utiliza a mão esquerda para escrever e fazer a maioria das suas atividades. Geralmente utiliza o pé esquerdo para esportes e outras funções. Ela utiliza o lado direito do cérebro para os comandos de seus movimentos. Já a criança destra é o oposto, irá utilizar o lado esquerdo do cérebro para movimentos e a mão direita para escrever e realizar as suas atividades.

Jamais os pais ou educadores devem influenciar na escolha da utilização de um lado. A criança já nasce com a determinação e irá desenvolver o seu melhor lado. A coordenação motora do pequeno estará em desenvolvimento até descobrir seu lado. Interferir neste período podem provocar problemas na adaptação do pequeno à vida e também na escola e aprendizado.

 

You must be logged in to post a comment Login