Irritação e bolhas na pele do bebê

teste da linguinha

Por Carolina Leal

Pode  ser miliária ou sudamina, conhecidas como as famosas brotoejas.

Quando o bebê nasce, a capacidade de transpiração ainda será desenvolvida com o passar do tempo, por isso muitas vezes acontecem os casos de o pequeno apresentar as famosas “brotoejas”. A sua delicada pele não tem maturidade ainda para fazer o processo completo da transpiração, fazendo com que a pele tenha dificuldades em respirar, através dos poros obstruídos.

Como suas glândulas sudoríparas não estão totalmente desenvolvidas, não conseguem eliminar o suor do corpo, surgem então pequenas regiões avermelhadas com pequenas bolhas, chamadas de sudamina ou miliária.

Geralmente ocorrem quando o bebê está com calor, devido ao excesso de roupa ou por estar em ambientes de temperaturas quentes. No verão o número de casos aumenta. É muito comum em recém-nascidos em bebês de até um ano.

As bolhas em decorrência da pele irritada podem aparecer onde há mais concentração de glândulas sudoríparas. As áreas mais comuns são o rostinho, pescoço, costas, peito, axilas e as famosas “dobrinhas”. Estas regiões aquecem e ficam úmidas, fazendo com que surjam as bolhas. O bebê pode ficar irritado e chorar devido ao incômodo causado.

Não é considerada uma doença grave e desaparece conforme o tempo. Não possui um tratamento específico. Em casos que o bebê apresentar febre juntamente com as bolhas, é importante levá-lo ao pediatra.

Uma maneira de evitar que apareça a sudamina é manter o bebê sempre sequinho e com roupas adequadas e não vesti-lo demasiado. Roupa de algodão é  uma boa pedida, pois permite a pele respirar. Hidratar a pele da criança com cremes bem suaves apropriados e mantê-lo fresquinho auxiliam na prevenção.

Geralmente a criança precisa de uma peça de roupa a mais que o adulto veste. Encher o pequeno de camadas de roupas faz com que ele não consiga se mover e ainda pode aparecer miliária. Verificar a troca de fraldas com frequência permite que a pele fique sempre limpa, seca e sem umidade, o que pode causar a sudamina.

É importante também manter o quarto do bebê arejado e em uma temperatura agradável, assim como veículos (ar condicionado) e em lugares de altas temperaturas como durante o verão, é fundamental verificar se o pequeno está confortável e sequinho. Banhos diários com água morna sem sabonetes ou algo que possa irritar a pele também ajudam o pequeno. Evitar a exposição ao sol neste período  também é uma maneira de evitar a sudamina.

 

 

You must be logged in to post a comment Login